terça-feira, 19 de maio de 2009

Eu, o Jovem Rico!


Este ano tem sido um ano completamente novo em quase todos os aspectos da minha vida e logicamente o carro chefe de tanta mudança foi o meu casamento com a mulher mais linda de toda a criação: minha Marcela. E tenho aprendido que uma das conseqüências do casamento, ao menos para mim, é um maior relacionamento com Deus. Em todo relacionamento existe algo imprescindível que é o diálogo, e quanto mais me dialogo com Deus, mais me sinto envergonhado com a vida cristã que levo.


Essa nova fase da minha vida é bem exemplificada por um “carinha” na Bíblia que a maioria de nós costumamos no mínimo zombar: O jovem rico. “ELE” é o foco do nosso artigo dessa semana.

Após uma série de ensinamentos de Jesus sobre oração, fé e humildade para o povo em questão, entra em cena o conhecidíssimo jovem rico. Ele chega até Jesus todo pomposo, com seu linguajar arrojado e faz a mesma pergunta da humanidade atual: “Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Jesus com toda sua sabedoria responde parcialmente àquele homem e diz que ele deveria guardar os mandamentos relatados nas escrituras. Ouvindo essa resposta o jovem teve seu curto momento de glória e replicou dizendo que os mandamentos sempre foram observados por ele, desde a sua mocidade. Mas Jesus sempre deixa o ápice para o final e diz ao jovem rico: “Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me”. Quando o jovem ouviu isso, o seu semblante logo desfaleceu, porque era muito rico.


Ao lermos esta história a nossa tão “maravilhosa” e “perfeita” justiça quase nos leva a enviar e-mails relatando a vergonhosa atitude do jovem rico a todos os políticos e empresários do mundo, ou seja, achamos que essa história serve somente para eles. Que ingênuos somos nós!

Ao longo das nossas vidas recebemos riquezas da parte de Deus, recebemos a inteligência, recebemos a nossa profissão, recebemos a paz e a alegria, recebemos condições de nos alimentarmos, de nos vestirmos, de nos acolhermos em uma residência, recebemos a saúde, recebemos a palavra, recebemos o Reino de Deus. Mas sabe o que fazemos com tudo isso? Usamos em benefício próprio e ainda temos a capacidade de relatar para Deus todas as coisas maravilhosas que julgamos ser o necessário para alcançarmos a vida eterna, afinal participamos do ministério de louvor desde a nossa infância; dançamos no ministério de dança desde que éramos pequenininhos; teatro então, atuamos desde que nos conhecemos por gente e ainda tem mais, ultimamente temos realizado grandes eventos na igreja. Fazemos tudo certinho, como somos bons!


Permita-me fazer algumas perguntas. Quando foi a última vez que vestimos àquele que não tem o que vestir? Quando foi a última vez que saciamos a fome daquele que não tem o que comer? Quando foi a última vez que demos de beber àquele que tem sede? Quando foi a última vez que acolhemos àqueles os que não são “crentes”? Quando foi a última vez que visitamos os enfermos e aprisionados?


Pensando bem, acho que a Bíblia não relata o nome daquele jovem rico porque o nome dele está escrito em nossa carteira de identidade. O jovem rico é exatamente VOCÊ e EU.


Para terminar deixo um texto para reflexão e faço questão de escrevê-lo: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”.¹


Tomemos vergonha na cara e vivamos o evangelho pleno, afinal rei só há um, JESUS, e o restante somos todos nós, POBRES necessitados do REINO DE DEUS.

¹ I Jo 3:17-18.



Simplesmente servo,

Luiz Carlos G. G. Junior.


5 comentários:

  1. Bastante confrontante...

    Realmente muitas das vezes me comporto como Jovem Rico, as vezes tropeçando na minha própria prepotência e invalidando as palavras do salmista quando diz "O que darei eu ao senhor por tudo que ele me concede?".

    Só posso mesmo entregar o meu EU no governo dEle e reconhecer que nada sou sem a sua graça.

    ResponderExcluir
  2. Muito meu querido filho, mais Deus conhece nossos corações e sabe que ha nossa maior riqueza é a presença dele em nossas vidas. Hoje na verdade muitos de nós somos piores que o jovem rico, pois ele ainda guardava os mandamentos e talvez bem isso temos feito. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Aonde se ler no meu comentário Muito meu, leia-se Muito bem
    e aonde se ler talvez bem, leia-se talvez nem isso. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo amor, a maior mudança em nossas vidas foi o nosso relacionamento com Deus.... e isso nos faz sempre questinarmos sobre o pouco cheio de desculpas para o nosso tempo com Deus... relacionamento sincero com Deus nos propociona uma vergonha pelo pouco que fazemos....e ai sim percebemos que precisamos fazer muito mais. TEMPO PARA DEUS É MAIOR RIQUEZA QUE PODEMOS TER.

    ResponderExcluir
  5. Kra... mtoo mas mtoo impactante!

    Q Deus te abençoe, e obrigado pela palavra!!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir